Vale Alimentação antecipado: um avanço para todos os trabalhadores do GHC

Por Valmor Guedes, Presidente da ASERGHC

Hoje recebemos crédito em nosso cartão de Vale Alimentação. Mas por que é importante esse destaque? Primeiro porque foi uma conquista da luta com unidade dos trabalhadores do GHC. Ainda estão vivas as lembranças das nossas assembleias lotadas, pedindo isonomia, e também das perseguições dos gestores da época. Fomos todos juntos até a diretoria exigir que nos recebessem em negociação, pois eles debochavam da nossa luta. Aliás, processaram a ASERGHC com um INTERDITO PROIBITÓRIO, tentando fazer a gente recuar.

Não adiantou. A ASERGHC perdeu o processo e pagou multa, mas não recuou. Conquistamos uma parte da nossa pauta de reivindicações. Eles tiveram que recuar e se curvar à nossa mobilização. Depois seguimos com várias outras lutas, retomando a pauta pendente, inclusive com uma greve histórica em 2014. Porém apesar de todos os movimentos que fizemos, mesmo com todas as perseguições que sofremos, nunca deixamos de procurar a gestão e seus diretores, na tentativa de resolver questões simples.

Uma das questões simples foi a solicitação para que se antecipasse a data do crédito no cartão do Vale Alimentação, para o dia do crédito do salário ou para o primeiro dia útil do mês. Afinal, a função principal do Vale é a compra de alimentos e essa necessidade é imediata, e não apenas a partir do quinto dia útil do mês.

Muitas “desculpas” ouvimos da diretoria e do Gerente de Recursos Humanos da época. Pois bem, agora, quando um novo diretor administrativo e financeiro assumiu o cargo, Sr. José Ricardo, nós levamos novamente essa solicitação entre outras, como qualidade do refeitório, reposição de mão de obra nas equipes, etc. A resposta que recebemos foi que a solicitação sobre o dia do crédito no cartão era uma “coisa simples” de resolver, por ser decisão da diretoria, e, portanto, seria aplicada de imediato. Já outras solicitações seriam recebidas para avaliação, assumindo o compromisso de manter aberto o diálogo com a Associação e os Sindicatos.

Podemos concluir então que muitas coisas de fácil resolução não foram atendidas por FALTA DE VONTADE POLÍTICA. Esperamos que essa disposição para o diálogo do atual diretor permaneça, já que resolveu a antecipação da data do crédito. Pois temos outras pautas pendentes como reposição de pessoal, a situação da saúde do trabalhador, a carga horária e a qualidade do refeitório, que precisam ser tratadas com seriedade.

Quanto aos gestores antigos, que estão publicando críticas nas redes sociais, esses fazem parte do passado. Parabéns aos trabalhadores do GHC, que conquistaram este avanço com luta. E vamos às compras com o NOSSO Vale Alimentação!

No widget added yet.